Seguidores

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Ínfima Fagulha

 


" Que minha solidão me sirva de companhia
Que eu tenha a coragem de me enfrentar
Que eu saiba ficar com o nada
E mesmo assim me sentir
Como se estivesse plena de tudo." 

Clarice Lispector




Ínfima Fagulha


Nada sou e ao nada pertenço
Ainda que trago casa construída
Com jardim de flores e endereço
Sou feita dessa tal solidão vivida.

Talvez por hábito do meu interior
[Desde cedo aprendendo a ser só]
Viu que o desapego é ainda melhor
Pois basta um sopro para se virar pó.

Assim, nada sou e ao nada pertenço
Diante do tudo e do imenso vazio
Sou passagem desse eu que penso
Ínfima fagulha que aqui surgiu.

Vilma Orzari Piva
Direitos Autorais Reservados ®


Ilustração: Imagem Pinterest


12 comentários:

  1. Poeticamente lindo de ler. Deixo o meu encanto e elogio
    .
    Um Sábado feliz … Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido Ricardo,
      Grata, meu amigo, por levar meus versos à sua sensibilidade.
      Tenha uma otima semana.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Vilma, você nos trouxe a grande Clarice Lispector e um poema encantador. Se analisarmos friamente, podemos dizer que somos nada, diante da imensidão todo. Por outro lado, somos por demais significativos em sua composição. A ínfima fagulha que menciona tem valor imensurável. Gostei muito de seus versos. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, querida,
      Sim, e quem somos nós diante desse imenso universo? Clarice Lispector nós leva a profundas reflexões.
      Realmente somos significativos, simplesmente fagulhas propagando nossas vivências.
      Obrigada pelo belo comentário e apreciação.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Muito lindo Poeta e tão verdade!
    Gostei muito.

    Beijos e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido Albino
      Grata, meu amigo poeta, por levar meus versos à sua sensibilidade.
      Tenha uma otima semana.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Boa noite de toda paz, querida amiga Vilma!
    O pensamento de Clarice é fenomenal.
    Seu poema me diz muito.
    Também aprendo a ser só a cada dia...
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, querida amiga,
    Gratíssima pelo carinho e companhia
    no caminho da poesia.
    Que possamos prosseguir na caminhada com a fiel companheira poesia!.
    Feliz domingo, querida!!
    Beijinhos


    ResponderExcluir
  6. Oi, Vilma!

    Podemos ser felizes sozinhas e na solidão, se nossa auto estima for superior.
    Gostei muito dessas três quadras. És muito talentosa.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Céu,
      A solidão pode ser boa companheira para muitas reflexões de vida.
      Gratíssima por me ler na sua sensibilidade.
      Amiga, minha demora em responder se deve a alguns probleminhas de saúde na familia. Agora, parece que tudo se normalizou.
      Tenha um otimo final de semana.
      beijinhos



      Excluir
  7. Boa noite Poeta Vilma precioso destaque aos movimentos de Clarice Lispector .
    E belíssimo impulso inspirativo nesta pérola de poema do acervo de Vilma Piva.
    Um poema intimista regado com as metáforas preciosas da tua pluma.
    Aplausos!
    Uma boa semana.
    Bjs de violetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida Marli,
      Clarice Lispector nos induz a profundas reflexões. Adoro!!
      Fico muito agradecida e incentivada com tuas palavras, apesar da minha demora em lhe responder devido a problemas de saúde na minha familia.
      Muito obrigada pelo carinho.da sua leitura e comentário.
      Tenha um otimo final de semana.
      Beijinhos

      Excluir

Obrigada pelo carinho da sua leitura e comentário!