Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vilma Piva em entrevista "Haicais de Domingos"

DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2012

, poesias e Haicais

Haicais de domingos
Vilma Piva

“Meu Eu poético trafega intensidades buscando o prazer da escrita, portanto não há um traço marcante na minha poesia que a caracterize dolorosa ou tristemente poética, ainda que tenha ares melancólicos e minhas saudades”. Assim a escritora Vilma Piva iniciou nossa conversa, quando indagada sobre sua produção literária.
Paulista, nascida em Araras, é pedagoga atuante há trinta anos. Especializou-se na área de deficiência mental e trabalha desde então com adolescentes, adultos e aqueles que estão em processo de envelhecimento. Para a escritora, que enobrece a alma daqueles que a seguem no blog Poesias e prosas (http://vilmapiva.blogspot.com), ensinar é uma vocação que a acompanha desde muito cedo, quando foi despertada para essa missão.

BEIJA-FLOR
Pássaro e flor
beijam-se docemente
entre carícias.
(Vilma Piva)


Vilma Piva e Adélia Prado



Eclética, ela humildemente diz gostar de Pablo Neruda, Manuel Bandeira, Cecilia Meireles, Hilda Hilst, Vinicius de Moraes , Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Adélia Prado e outros... preferindo percorrer os labirintos românticos, sensuais em seus poemas, podendo assim poetizar o amor e a paixão traduzindo sentimentos e a construção de metáforas e rimas. “Tenho minhas fases de maior e menor produção poética e sofro se atravesso alguma entressafra. Sou a busca do que me espreita......e escrevo”, confessa como quem assume o gratificante fardo de criar belos escritos ainda que a inspiração a traia e a deixe de lado em alguns poucos momentos.
TEMPO
Basta um sopro
para quão perecível
ser - o humano!
(Vilma Piva)

Haicaísta proeminente possui um gosto musical amplo considerando a música uma mensageira da alma, tradutora de um sentimento musicado e pensa que o homem não se sentiria completo se a harmonia não existisse. “Minhas preferidas vão desde as instrumentais de André Rieu e músicas ao piano, como também passa pelas musicas francesas, italianas, Tangos e nossos imortais da MPB – Elis, Chico, Caetano, Djavan, Ana Carolina, Paula Fernandes e músicas de Renato Teixeira com suas letras altamente poéticas”, diz a poetisa.

SORRISO

A vida se faz
na graça do sorriso.
- Eu improviso!
(Vilma Piva)

Haicais de domingoEm seu blog você afirma ser " eternamente aprendiz da poesia e da vida". Quando se inicia esse aprendizado e o que a impulsiona a esse antagônico vício virtuoso?
Vilma PivaEu me considero uma eterna aprendiz da vida e da poesia, pois entendo que estar aberta as novas idéias é ter essa predisposição para exercitar aprendizagens e assim não ficar estanque , presa àquelas pré ou já concebidas. Creio que a vida, assim como a poesia, exige movimento, ação, reação, reflexão na busca da Arte do bem (con)viver com esse vicio virtuoso de prazer entre o real e o sonho, entre o belo e a crueza que existe em nosso redor. Esse constante viver recortando formas do meu universo desafia minhas limitações ao expor meus pensamentos em versos deixando-me eternamente aprendiz diante da vida e da poesia.
Eu me vi escrevendo meus primeiros versos na idade adulta, puramente intuitiva, movida por um sentimento que ali se transcreveu num poema quando quis fazer uma homenagem à minha família que também marcava cem anos da imigração italiana no Brasil. Esta me veio em forma de poesia.
SOU DE LUA

Tão louca por ti
sou crescente quando vens
-Cresço, floresço.
(Vilma Piva)


Haicais de Domingo: Reparo que há uma incidência expressiva de haicaístas paulistas na net. Em sua opinião essa maneira curta de escrever versos tem alguma influência regional?
Vilma Paiva: A arte da escrita em Haicai é uma forma poética que muito admiro desde que ganhei um pequeno livro com o título: “Quatrocentos e vinte Haicais”, de Waldomiro Siqueira Junior. Encantei-me e fiquei instigada em conhecer mais sobre o assunto. Hoje escrevo haicais com muito prazer e não entendo porque os paulistas são os que mais escrevem haicais, pois uma grande ala de famosos escritores baianos foram os que difundiram o haicai no Brasil. Penso que há necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto acompanhado de um movimento que ajude a difundir ainda mais os haicais por todos os estados brasileiros. Ressalto essa sua iniciativa que vem de pronto colaborar com a valorização dessa nobre poética através de conceituados e entusiastas haicaidistas.

SENTIR SAUDADES

Em branco e preto
barcos de saudades
velejam o onírico!
(Vilma Piva)

Recomendo aos que me deram a satisfação de suas visitas que possam se deleitar com a sensibilidade e leveza da escorpiana. Decerto terão motivos mil para uma reflexão positiva acerca da suposta poesia anônima de boa qualidade que a internet nos proporciona.■
Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e escreve no blogs http://esquifedememorias.blogspot.com http://haicaienaomachuca.blogspt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho da sua leitura e comentário!